Muita gente não gosta de políticos, seja de que lado for.
Porém, é preciso reconhecer que o santa-mariense Paulo Pimenta e incansável na busca de novos projetos e soluções. Apesar de já ter várias responsabilidades como ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência e estar de olho nas questões políticas, sempre mantém as antenas ligadas também para tentar lutar por projetos do Rio Grande do Sul, da Região Central e de Santa Maria. Afinal, hoje é o único ministro gaúcho e da Região Sul – ao contrário de governos passados, em que Olívio, Dilma, Rossetto, Tarso e Nelson Jobim foram ministros.
– Nem Santa Catarina e Paraná têm ministros, então é natural que o pessoal do Sul venha me procurar – diz.
Apesar de não ser sua tarefa atual, Pimenta segue tratando ou acompanhando projetos como a Travessia Urbana, terceiras faixas em rodovias da região, bloqueio da Rua Sete de Setembro e outras iniciativas, até apoio ao Inter-SM:
– Gostei daquele projeto de tingir fardas do Exército para dar para catadores, como estão fazendo em Santa Maria. Já estou vendo para fazermos isso em todo o país.
Comentei que o governo poderia em pensar algum destino para o prédio abandonado dos Correios, na Visconde, ou do Km 2, para quem sabe fazer uma central de reciclagem. Na hora, ele já se interessou pelo assunto e afirmou que vai pensar no caso.
Pimenta tem esse perfil de que não desliga e quer ajudar quem o procura, se ver que terá algum avanço para a sociedade. Está bem informado dos mais variados temas, como reforma tributária, CPIs, marco fiscal. Confidenciou que muitas madrugadas acorda mais de uma vez e confere no celular se tem novidades. Disse que Lula acorda às 5h e faz duas horas de exercício de segunda a sábado. Pede que não seja avisado de problemas no fim da noite se for algo que só tem solução no dia seguinte, pois prefere dormir sem o problema na cabeça para estar descansado e em melhores condições de tomar uma decisão pela manhã.
Depois do café, Lula despacha diariamente com Pimenta às 9h, quando o santa-mariense passa um resumo dos acontecimentos e notícias do Brasil e do Exterior. A partir daí, Lula pede para falar com ministros na hora, se for urgente, ou marcar reunião.
A grande proximidade e confiança com Lula, do qual ficou sempre ao lado até mesmo durante todo o tempo na prisão, fez de Pimenta um dos ministros mais influentes no Planalto. É um dos poucos que despacham no próprio Palácio e falam diariamente com Lula.